sábado, 4 de julho de 2015

CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA PODE VIRA REALIDADE


Universidade Federal da Ibiapaba pode ser criada e beneficiar cidades do Piauí

Uma proposta de viabilidade da Universidade já foi encaminhada ao MEC e será analisada

MEDFACID CEV
Helder Eugênio Advogados Associados
Desde o início do ano que parlamentares do Ceará trabalham para viabilizar a implantação da Universidade Federal da Ibiapaba, que poderá atender aos alunos cearenses e de algumas cidades do Piauí, caso seja instalada. Comissões relacionadas à Juventude (CJUV), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) da Assembleia Legislativa do Ceará também participam dos debates.
Após as primeiras reuniões foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta com um estudo sobre a viabilidade técnica e acadêmica para a instalação de uma universidade na região.
PIAUÍ PODE SER BENEFICIADO
Segundo o deputado Carlos Felipe (PCdoB), presidente da CCTES, há um entendimento da Universidade Federal do Ceará (UFC) indicando que a Ibiapaba poderá ser contemplada, por ser uma região que tem crescido bastante, inclusive beneficiando cidades do Estado do Piauí, como São João da Fronteira, Piripiri, Piracuruca, Pedro II, Buriti dos Montes, Cocal, etc. As outras regiões do Ceará estão todas contempladas. O vácuo que existe hoje é na Serra da Ibiapaba e região é muito grande, sendo essa uma das regiões que mais cresce no Ceará e no Nordeste. Esse é um movimento de luta que não vem de agora e envolve várias lideranças daquela região, disse Carlos Felipe.
O deputado Bruno Pedrosa (PSC), presidente da CJUV, salientou que a Universidade na Ibiapaba vai atender e melhorar a situação de muitos jovens. “A juventude tem que viajar 300 quilômetros diariamente para fazer uma faculdade em Sobral, correndo risco de sofrer acidentes de automóvel, andando em ônibus com condições precárias, sofrendo assaltos”, afirmou o parlamentar.
A deputada Augusta Brito (PCdoB) defendeu que a universidade para a região deve ser prioritariamente pública. Ela reforçou que muitos jovens da região não frequentam uma faculdade por não terem condições de se deslocar para outro município.
15.jpg
O deputado Sérgio Aguiar (Pros) destacou que é preciso incluir a ciência e a tecnologia como patrimônio da população. “Essa inclusão passa por novas universidades, para poder dar qualificação adequada aos nossos jovens”. Já o deputado Gony Arruda (PSD) defendeu que a implantação da universidade da Ibiapaba precisa estar na pauta dos governos Estadual e Federal.
Para Inácio Arruda, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), Ibiapaba é um bom local em termos de produção e formação de pessoas. “Agora, temos que adequar esse desejo à situação e realidade atual, que é de contenção de recursos”, disse Inácio. O secretário informa que conversou com os reitores da UFC, UECE e IFCE, que se mostraram favoráveis à expansão para a serra.
Ciro Nogueira Filho, pró-reitor da Universidade Federal do Ceará, afirmou que os parlamentares e prefeitos das cidades de Ibiapaba “estão no caminho certo” para conseguir a implantação de uma universidade na região. Segundo ele, a serra preenche critérios técnicos e acadêmicos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).
12.jpg
“Vocês têm tudo para montar uma proposta e apresentar ao MEC”, assegurou. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (CONDERI), Glauber Lira, colocou que a região precisa lutar pelo reconhecimento do Governo do Estado para ter crescimento rápido. Os prefeitos dos municípios da Ibiapaba ressaltaram a importância da implantação da universidade e se mostraram dispostos a elaborar a proposta a ser enviada ao MEC. Participaram da audiência pública os prefeitos de Tianguá, São Benedito, Ipu, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Viçosa do Ceará e o vereador Gerardo Marques, representante da Frente Parlamentar de Ibiapaba.
UNIVERSIDADE VEM BENEFICIAR ALUNOS
Durante audiência na Assembleia Legislativa do Maranhão, que contou com a participação do Presidente do CONDERI, Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, a deputada Augusta Brito e Deputado Bruno Pedrosa destacou em sua fala “Que a população da ibiapaba, principalmente os jovens não aguentam mais esse sofrimento de ter que percorrer 250 a 300km por dia entre 4 às 5hs, sendo obrigados a esse desgaste na saúde durante 1.000 dias para obter um diploma de ensino superior”.
13.jpg
BANCADA DO CEARENSE NO CONGRESSO LUTA PELA UFI-CE
A bancada do Estado do Ceará no Congresso Nacional, está totalmente empenhada na luta pela implantação da Universidade Federal da Ibiapaba (UFI-CE), na região da Ibiapaba, mais precisamente na cidade de Tianguá-CE. Os Deputados Federais, Antonio Balman (PROS), Danilo Forte (PMDB), Raimundo Matos (PSDB), Chico Lopes (PCdoB), aplaudiram a iniciativa dos deputados estaduais Augusta Brita (PCdoB) e Bruno Pedrosa (PSC), pela luta incessante para viabilização da implantação da UFI-CE.
14.jpg
Incentivadores da ideia, os Deputados Federais Danilo Forte (PMDB), Raimundo Matos (PSDB), inclusive já se prontificaram a convocar as bancadas de deputados estaduais, federais e Senadores do Piauí, para também somarem forças, pois o projeto será uma importante fonte de desenvolvimento para toda a região da Ibiapaba. Os Senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), também lutam pela implantação da Universidade Federal da Ibiapaba, inclusive Tasso, já sinalizou com disposição de emendas parlamentares de sua autoria para os trabalhos iniciais de implantação do campos da UFI-CE.
PREFEITOS DA IBIAPABA QUEREM EXPANDIR ENSINO SUPERIOR
O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias recebeu comitiva de prefeitos da serra da Ibiapaba, para tratar da expansão do ensino superior naquela região. Formavam o grupo, os prefeitos de Tianguá, Jean Azevedo; de Ipu, Sérgio Rufino; de Guaraciaba do Norte, Regivaldo Cavalcante; de São Benedito, Gadyel Gonçalves, e o representante do prefeito de Ubajara, Tiago Romano, dentre outros. Os prefeitos apresentaram os argumentos que baseiam suas reivindicações com relação à necessidade de expandir a oferta de cursos superiores em seus municípios, observando que a demanda é crescente.
PREFEITO DE TIANGUÁ VIRÁ AO PIAUÍ
Na sexta-feira (03-07) aconteceu mais uma audiência pública sobre o tema. Uma visita aos parlamentares do Piauí deve acontecer em breve.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ AGUARDA CONTATO
Sobre a implantação da Universidade Federal da Ibiapaba (UFI), que poderá beneficiar alunos de algumas cidades do Norte do Piauí, a Secretária de Educação Rejane Dias disse que ainda não foi procurada, mas que está a disposição para colaborar com o projeto no que for possível.
Fonte: Com informações do Conderi e ALCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário