terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

METADE DAS MOTOS NO PIAUÍ NÃO PAGAM DPVAT


No Piauí metade não paga o DPVAT; é campeão em acidentes com moto

No Brasil, cerca de 41,2% dos condutores não pagaram a taxa em 2014, um recorde histórico

Apesar de ser um dos estados que proporcionalmente acontecem mais acidentes envolvendo motocicletas, o Piauí é o que menos paga o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), um seguro obrigatório, que é pago anualmente junto com a primeira parcela do IPVA, ou na Cota Única. Quase metade destes veículos estão inadimplentes segundo um levantamento feito pelo jornal Estado de S. Paulo.
No Brasil, cerca de 41,2% dos condutores não pagaram a taxa em 2014, um recorde histórico, Isso significa que quase 8 milhões das 19,2 milhões de motos espalhadas pelo Brasil estão irregulares.A inadimplência dos proprietários de motos vem crescendo a cada ano, em 2012 foi 37,7%, em 2013 39,7%. Há cinco anos essa taxa não passava de 30%.
É justamente na região nordeste onde se concentra 27% da frota de motocicletas do Brasil, quase a metade das 5,4 milhões de motos está sem licenciamento porque os proprietários não pagaram o DPVAT no ano passado (47,1%). No Norte essa taxa é de 45,6%, e no Sul 42,8%, no Centro-Oeste e Sudeste 38% e 35% respectivamente.
ACIDENTES NO PIAUÍ
Proporcionalmente à população do estado, o Piauí é onde mais acontecem acidentes. As vítimas em sua maiorias são homens jovens. Os dados são do Instituído de Pesquisas Aplicadas (IPEA) o país gasta R$ 40 bilhões por ano no caso de morte ou por invalidez em acidentes em geral e a estimativa com perda por morte corresponde a 60% do valor, o que representa R$ 24 bilhões.
Somente até o meio do ano passado o Hospital de Urgência de Teresina realizou 12.332 atendimentos vítimas de acidentes de trânsito, 9.955 deles estavam em motocicleta e 65% das vítimas deixaram o hospital com sequelas.
IMPORTÂNCIA DO SEGURO
O seguro DPVAT foi criado para indenizar vítimas de acidentes causados por veículos automotores. Tem como propósito de reparar danos através de um indenização, independente de culpa, a vítimas de trânsito.
Fonte: 180 Graus
Publicado Por: Francisco Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário