quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MAIS DE 20 PREFEITOS, EX PREFEITOS E VICES FORAM PRESOS NO PIAUÍ NOS ÚLTIMOS ANOS


PI: Mais de 20 prefeitos, ex-prefeitos e vices foram presos em nove anos

A maioria com acusação de corrupção nas administrações municipais

Após a prisão do ex-prefeito do município de Esperantina, Felipe Santolia, onde a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva pela acusação de apropriação indébita previdenciária, o 180 relembra o caso de prefeitos, ex-prefeito e vice-prefeitos que também foram presos no estado do Piauí.
A maioria dos casos é referente a problemas nas administrações, quando os mesmos ainda geriam os municípios. No caso de Santolia, ele prestava depoimento sobre a acusação de emissão de notas fiscais falsas num fórum da cidade, quando policiais com o mandado de prisão em mãos, assinado pelo juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto, aguardavam do lado de fora e efetuaram a prisão. Sem regalias, ele foi colocado nos fundos da viatura da polícia militar.
Felipe Santoli é acusado de cometer o crime tipificado no Artigo 168-A, do Código Eleitoral, qual seja "deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000). Felipe Santolia é acusado de se apropriar de R$ 864.861,88.
Confira os casos de prefeitos, ex-prefeitos e vice-prefeitos presos no Piauí:
PREFEITOS
LAGOA DO SÍTIO – ACUSADO DE MATAR ESPOSA
O prefeito de Lagoa do Sítio, José de Arimatéia Rabelo, conhecido como Zé Simão, é um dos casos mais recentes de prisão a prefeitos. Ele foi preso acusado de assassinar sua mulher, Gercineide de Sousa Monteiro Rabelo, de 35 anos, no dia 10 de fevereiro de 2015.
1.jpg
Além dele foi presa Noemia da Silva Bastos, que seria a empregada doméstica do casal. Ela era amante do prefeito e contou que o prefeito usou um lençol para pegar na arma usada para disparar um tiro na cabeça da vítima. Gercineide foi encontrada morta em sua cama, na casa onde morava com Zé Simão, que afirmou que a mulher teria cometido suicídio ou sofreu um ataque cardíaco, pois quando deixou a residência cedo ela estava viva, mas a perícia confirmou o homicídio.
PREFEITO DE PICOS PRESO POR DESACATO
O então prefeito do município de Picos, Gil Paraibano (PMDB), foi preso por volta numa sexta-feira santa, 22 de abril de 2011, acusado de desacatar o sargento da PM Genesiano, que controlava o trânsito, durante a Procissão do Senhor Morto, no centro da cidade.
2.jpg
O prefeito dominado por policiais militares e colocado em uma viatura, sendo conduzido para a Central de Flagrantes, onde foi indiciado em um Termo Circunstanciado. Ele foi liberado no mesmo dia. Em 19 de novembro de 2011 A Polícia Civil cumpriu um mandato de busca e apreensão na casa do ex-prefeito e encontrou cinco munições de revólver calibre 38.
7 PREFEITOS E EX-PREFEITOS PRESOS NA OPERAÇÃO GELEIRA
A operação Geleira deflagrada 19 de janeiro de 2011 pela Polícia Federal. Prendeu prefeitos e ex-prefeitos de todo estado. A operação investigava a prática dos crimes de falsificação de documentos públicos, constituição de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, dentre outros.
3.JPG
Entre os presos estavam: Chico Filho (ex-prefeito de Uruçuí), Bismarck Arêa Leão (prefeito de Miguel Leão), Valdir Soares da Costa (prefeito de Uruçuí), Dó Bacelar (prefeito de Porto), Joedson Alves Rodrigues (prefeito de Ladri Sales), Teresinha de Jesus Miranda Dantas Araújo (prefeita de Eliseu Martins), Isael Macedo Neto (prefeito de Caracol), João Dias Ribeiro (prefeito de Várzea Branca), Jorge de Araújo Costa (prefeito de Ribeira do Piauí).
PREFEITO DE DOMINGOS MOURÃO PRESO POR PEDOFILIA
No dia 11 de maio de 2010 a desembargadora do Tribunal de Justiça do Piauí, Eulália Maria Ribeiro do Nascimento, decretou a prisão preventiva do prefeito do município de Domingos Mourão, padre Domingos José Rodrigues Cavaleiro (PMDB). Ele foi denunciado pelo Ministério Público do crime de pedofilia. Na ocasião, o prefeito foi recambiado para Teresina.
5.jpg
PREFEITO DE SEBASTIÃO BARROS ACUSADO DE ASSÉDIO
O então prefeito de Sebastião Barros, Geraldo Eustáquio Machado, foi condenado em, 2011 a oito anos de prisão por abusar sexualmente de uma criança de dez anos. Ele já havia sido condenado a oito anos de prisão, em regime semiaberto, pela mesma acusação contra uma menina de oito anos que tinha leucemia.
6.jpg
Esse abuso ocorreu, segundo o processo, durante uma viagem para Teresina, onde a criança fazia tratamento médico. A menina viajava ao lado do prefeito, que colocou a mão dela sobre seu pênis e pediu que ela apertasse.
EX-PREFEITOS
EX-PREFEITO DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ TERIA COMPRADO VOTO
O ex-prefeito de Conceição do Canindé, Anderson Júnior Marques Buenos Aires (PMDB), foi preso em flagrante no dia 5 de outubro de 2014 por compra de voto, posse de arma e posse de munição de uso restrito, juntamente com seu irmão, o vereador Clebert Marques Buenos Aires (PMDB).
O delegado Paulo César, que realizou a apreensão, disse que percebeu uma movimentação intensa de eleitores na casa do ex-prefeito, e diante de pedido de busca, foram encontrados R$: 8.600,00, um revolver calibre 38, 65 munições calibre 44 e três caixas de munições calibre 22.
EX-PREFEITO DE CAJUEIRO DA PRAIA FOI CONDENADO
O ex-prefeito da cidade de Cajueiro da Praia, Claudio Fontenelle de Araújo Sousa, foi preso em junho de 2013 para cumprimento de pena de quatro anos em regime semiaberto.
7.jpg
O desembargador Erivan Lopes que coordenava os trabalhos de Correição Judicial na Comarca de Luís Correia determinou que o Juiz local desse imediato cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça que condenou o ex-gestor em Ação de Improbidade Administrativa.
EX-PREFEITO DE CARIDADE ATRASA PENSÃO
O ex-Prefeito da cidade de Caridade do Piauí, Justino Antonio da Silva (PMDB), conhecido por ‘Justino de Moça’, foi preso no dia 28 de janeiro de 2013 ond morava, por atrasar pensão. O mandado era oriundo da 2ª Vara de Execuções Alimentícia de Mato Grosso do Sul, exarado pela Dra. Síntia, Juíza de Direito daquela Comarca.
8.jpg
EM BELA VISTA DO PIAUÍ, PRESO PRO IMPROBIDADE
O ex-prefeito da cidade de Bela Vista do Piauí, Antônio Costa Coelho, foi preso na no dia 14 de outubro de 2009 pela Comissão Investigadora do Crime Organizado. Ele foi preso por crime de responsabilidade e improbidade administrativa, além de não prestação de contas.
9.jpg
Segundo o delegado Bonfim Filho, presidente da Cico (Comissão Investigadora do Crime Organizado) na época, o ex-prefeito estava chegando a um comércio localizado na Avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina, onde trabalha, quando foi levado pelos policiais da Cico.
EX-PREFEITO DE GUARIBAS; CONDENADO POR VÁRIOS CRIMES
Por meio de uma ação penal movida pelo Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), a Justiça Federal condenou Reginaldo Correia, ex-prefeito da cidade de Guaribas, do sudoeste piauiense, a dez anos e quatro meses de prisão no dia 4 de outubro de 2012. O ex-gestor foi condenado pelas práticas dos crimes de apropriação de verbas públicas, omissão do dever de prestar contas e uso de documento falso.
10.jpg
EX-PREFEITO AROEIRAS DO ITAIM PRESO POR VÁRIOS CRIMES
O ex-prefeito Gilmar Francisco de Deus, do município de Aroeira do Itaim foi preso no dia 10 de abril de 2014, após determinação da justiça. O ex-gestor é acusado de vários crimes administrativos durante seu mandato.
11.jpg
Segundo o delegado regional de Picos, Antônio Mardson Veira de Oliveira, a prisão foi realizada, após uma determinação do desembargador Erivan Lopes da Silva, presidente da 2ª Comarca Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí, pedindo a prisão imediata do ex-prefeito.
NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS; COMPRA DE VOTOO ex-prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, e também Policial Civil, Ronaldo Lages, foi preso por porte ilegal de arma, no dia 11 de novembro de 2014. Ele já havia sido condenado em decisão do juiz Sílvio Valois da Cruz Júnior, que havia recomendado medidas restritivas, que não foram cumpridas por Ronaldo Lages.
12.jpg
Ronaldo Lages e as outras duas rés no processo, transportaram ilegalmente eleitores e em troca de votos, arcaram com despesas de exames de saúde.
PAU D'ARCO DO PIAUÍ
O ex-prefeito de Pau D'Arco do Piauí, Expedito Sindô, foi preso 2 de setembro de 2014 por porte ilegal de armas. Segundo a Polícia Civil, a juíza da comarca de Altos havia expedido um mandado de busca e apreensão contra o ex-gestor, que estava em casa no momento da prisão. Sindô ficou poucas horas preso, pois pagou fiança e foi solto.
13.jpg
Duas espingardas e um revólver calibre 38 foram apreendidos em posse do ex-prefeito e o seu segurança. Eles foram levados para a Delegacia de Altos e a operação contou com apoio das polícias de Campo Maior e Alto Longá.
EX-PREFEITO DE AROAZES PRESO POR HOMICÍDIO
O ex-prefeito de Aroazes e delegado da Polícia Civil do Piauí, Francisco Bernardone da Costa Vale, foi preso 9 de abril de 2014 no bairro Ininga, zona Leste da capital do Piauí. Ele foi acusado de assassinar o também ex-prefeito do município Manoel Portela.
14.jpg
Além do homicídio, o ex-prefeito é acusado por tentativa de homicídio contra um funcionário de uma funerária de Teresina. Pela tentativa, ele foi condenado a 8 anos e 8 meses de prisão. Pela morte de Manoel Portela ele foi condenado a 15 anos de reclusão. L
VICE-PREFEITO

VICE ACUSADO DE MATAR EX-VEREADOR

O então vice-prefeito de São Julião, José Francimar Pereira (PP), foi preso no dia 15 de março de 2013 acusado de ser o mandante do sequestro e execução do ex-vereador Emídio Reis. Hospedado em um sobrado na cidade de Picos, Francimar foi detido na madrugada quando se preparava para deixar o local.
15.jpg
Fonte: 180Graus
Publicado Por: Francisco Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário