sábado, 30 de maio de 2015

USINA DE ENERGIA SOLAR SERÁ IMPLANTADA NO PIAUÍ


Coreanos vão instalar usina de energia solar no Piauí; região de bom potencial

A ideia, segundo ele, é implantar quatro usinas a partir do modelo piloto de Uruçuí

A empresa coreana Worcom estuda investir U$ 120 milhões (aproximadamente R$ 380 milhões) na implantação de uma fábrica de energia solar em Uruçuí (450 quilômetros ao sul de Teresina). Executivos da empresa estiveram em Uruçuí há 15 dias para conversar com a prefeitura da cidade. O projeto prevê a instalação de uma usina com capacidade de geração de 50 Mw de energia, suficiente para abastecer uma cidade com 60 mil habitantes - ou quase três Uruçuí, que tem 21 mil habitantes.
O objetivo da Worcom é aproveitar o potencial do Piauí em energia limpa e renovável, e atender à demanda crescente por energia de qualidade na região. Hyunkyung Sung, executivo da companhia coreana, disse ao Diário do Povo em Uruçuí que a usina a ser implantada em Uruçuí é um modelo piloto que, dando certo, será implantado em outras regiões do país. O grande diferencial da cidade é o sol praticamente todo o ano inteiro, além da logística. "Tem também a deficiência de energia na região, que é uma das que mais cresce no estado em função da expansão do agronegócio", observou Luiz Kim, da Worcom.
A ideia, segundo ele, é implantar quatro usinas a partir do modelo piloto de Uruçuí. Segundo Luiz Kim, dando certo os entendimentos com a prefeitura e o Governo do Estado, a implantação do projeto deverá começar até o mês de julho. A empresa quer apoio na logística, infraestrutura e benefícios fiscais da prefeitura de Uruçuí e do Governo do Estado para viabilizar a implantação da usina. A prefeita de Uruçuí, Renata Araújo (PMDB), disse que a prefeitura vai atender a empresa no que puder. "A prefeitura de Uruçuí tem todo interesse na parceria com a empresa", observou ela.
Renata disse que o projeto da Worcom pode gerar emprego e trazer dividendos para o município, além de melhorar a oferta de energia. A Worcom tem outros interesses comerciais no Piauí. No início de abril, Hyunkyung Sung e outros executivos da companhia estiveram reunidos com o governador Wellington Dias (PT) para apresentar um projeto de instalação de uma fábrica de placas de energia solar e outra de lâmpadas de LE

Fonte: Com informações do Jornal Diário do Povo
Publicado Por: Francisco Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário