quarta-feira, 2 de agosto de 2017

'Apanhei por ser negra', diz idosa que foi salva através da educação

Diva Guimarães, uma professora de educação física aposentada de 77 anos que fez milhares de pessoas se emocionarem contando a sua história de vida durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Dentre os participantes estava o ator Lázaro Ramos, que era homenageado no evento, e também não escondeu a emoção.
Durante sua infância, vivendo na sombra da sociedade, Diva Guimarães sofreu com o preconceito e diversas humilhações para conseguir vencer na vida e encontrou nos estudos, a chave para mudar sua realidade.
“Vim do interior do Paraná, lá do mato, para estudar em Curitiba. Eu sobrevivi e sobrevivo até hoje, como brasileira, porque tive uma mãe que fez de tudo, passou por todo tipo de humilhação para que nós estudássemos”, disse a aposentada em entrevista à RPC.
- Reprodução RPC
1.jpg
A professora estudou em um internato onde sentiu o peso do preconceito. “Quando cheguei lá, rasparam meu cabelo, lá apanhávamos muito, os negros, nesse caso.... Se o branco é 100%, o negro tem que ser 1.000%. Tem que estar muito acima para se igualar. A saída é essa: ler, estudar muito para conseguir driblar a situação”, comentou a professora.
- Discurso emocionou
2.jpg
“Sou uma sobrevivente pela educação, pela luta da minha mãe. Ela lavava roupa e pedia caderno, lápis em troca do serviço dela, pedia o material escolar... Apesar de todo o preconceito, todas as coisas, venci e estudo até hoje", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário